Você sabia que as pessoas têm um padrão de comportamento nas reações emocionais negativas frente às mudanças ou eventos importantes na sua vida?
Foi o que descobriu a Dra. Elizabeth Kubler-Ross, que durante mais de 40 anos lidou com pacientes terminais, que recebiam a notícia da morte iminente.
Dos estudos dela, foi possível adaptar esse padrão para entender melhor como as pessoas reagem e como podemos lidar com mudanças pessoais ou organiacionais. Sejamos alvos ou agentes dessas mudanças!
Pense na seguinte situação (penso que a maioria já passou por isso):
– Você está bem tranquilo no seu emprego e de repente é chamado pelo seu chefe que comunica sua demissão a partir daquele momento.
Você fica imobilizado, sentindo-se confuso, ameaçado. Recusa a acreditar que aquilo está acontecendo com você. Em seguida, é possuído por um sentimento de dor, podendo levá-lo à alguma reação hostil.
Porém, a decisão é definitiva, não será reconsiderada, e você busca minimizar o impacto tentando barganhar algum benefício adicional. É preciso aceitar e buscar reduzir as perdas.
Você retorna para sua mesa, começa a guardar as coisas pessoais e, provavelmente, avisa as pessoas mais próximas.
Você se sente deprimido, frustrado, com baixa autoestima. Sente que está perdendo muitas coisas. Mas sabe que precisa encarar a situação.
Começa uma nova fase na sua vida, avaliando sua carreira e todas as possibilidades e perspectivas. Faz contatos, envia CV´s, responde a entrevistas, revisa seu perfil nas redes sociais, ativa sua network.
Em breve, você estará num novo trabalho, dando continuidade à sua carreira e sua vida!
É assim que acontece! Pelo menos aconteceu comigo!
A diferença entre as pessoas nesse ciclo é a velocidade e profundidade com que lidam com cada uma das fases. Quanto mais rápido você entender e lidar com as questões de cada fase, melhor será sua resposta e aceitação, reduzindo o sofrimento!
E você, já experimentou esse processo em alguma mudança significativa na sua vida?
Compartilhe comigo! Pode ajudar outras pessoas que estão vivendo alguma grande mudança pessoal!
